Audi A4 chega ao Brasil totalmente repaginado


Após alguns meses de expectativa, é apresentado aos brasileiros o novo Audi A4, que traz diversas inovações em todos os detalhes, a começar pela eficiência de seu conjunto mecânico. Houve diminuição na emissão de CO2 (109 g/km) e no consumo de combustível (no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o modelo teve aferidos 11 km/l aferidos na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina, obtendo a nota A). A carroceria possui linhas mais esguias, com vincos e entradas de ar mais encorpadas, o que lhe rendeu coeficiente de arrasto (Cx) de 0,23.


Com 4,73 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,43 metro de altura e distância entre-eixos de 2,82 m, o novo A4 registra 1405 quilos na balança, representando uma dieta de até 120 quilos, dependendo da versão. Faróis (do tipo Full LED) e lanternas (com 48 diodos emissores de luz) possuem áreas côncavas. A série de lançamento Launch Edition traz rodas de liga leve de 17 polegadas ou, opcionalmente, aro 18. A grade Singleframe está mais larga, reforçando o caráter mais esportivo.

Ainda na parte externa, outros diferenciais são as maçanetas (que na verdade se abrem puxando para cima, e não para o lado como se poderia supor por seu estilo), as saídas de escape redondas e cromadas, além do discreto aerofólio formado na tampa traseira.


Por dentro, o A4 em nada lembra a geração anterior, que chegou ao Brasil em 2008 e foi reestilizada quatro anos depois. Assim como no TT, está disponível o quadro de instrumentos Cockpit Virtual, com tela de 12,3 polegadas e dois modos de visualização: clássico (conta-giros e velocímetro assumem o tamanho que ocupariam nos painéis "analógicos") e infotainment (estes instrumentos ficam menores, abrindo espaço para os menus do veículo, mapas do GPS, informações de som, avisos sobre o veículo e diversas outras informações).



Um complemento ao quadro de instrumentos é o Head-up Display, que projeta velocidade e outras informações no para-brisa, ao nível dos olhos do motorista, oferecido como parte do Pacote Tech opcional.



A central multimídia MMI é combinada com o painel de instrumentos, e a interface para smartphones integra celulares iOS no Audi MMI. De série, o rádio MMI plus traz GPS e conexão Bluetooth. Como opcional está disponível o sistema de som Bang & Olufsen com som tridimensional de 755 watts de potência e 19 alto-falantes.


Daqui a alguns meses será oferecido como opcional o Adaptive Cruise Control com o Traffic Jam Assist, que pode assumir a direção do veículo em velocidades de até 65 km/h, um alívio e tanto quando o trânsito está congestionado. Esse sistema utiliza sensores de radares e de ultrassom combinados a uma câmera frontal para conduzir o carro, ajustando a direção e controlando a velocidade de acordo com o tráfego ao redor.



O motor 2.0 TFSI recebeu o sobrenome ultra, com 1.984 cm³ de cilindrada e trazendo coletor de exaustão integrado ao cabeçote, modelo de gerenciamento térmico com válvula rotativa, AVS (sistema de levantamento de válvulas), válvula de alívio (wastegate) elétrica do turbocompressor e injeção de combustível direta e indireta. Assim, entrega potência de 190 cavalos e torque de 31,4 kgfm entre 1450 e 4200 rpm.



Já o câmbio é o S tronic de dupla embreagem e 7 marchas, agora com função roda-livre, que favorece a economia de combustível em conjunto com o Start-Stop. Assim, o sedan acelera de 0 a 100 km/h feita em 7,3 segundos e chega à velocidade máxima de 240 km/h. O tanque de combustível possui 54 litros e o porta-malas conta com a capacidade de 480 litros.

No segundo semestre deste ano chega ao País o A4 Ambition, equipado com motor 2.0 TFSI de 252 cavalos, torque de 36,3 kgfm e tração integral quattro.



Em termos de dirigibilidade, o novo A4 consegue ser esportivo e, ao mesmo tempo, focado no conforto, graças ao trabalho da suspensão e da direção em filtrar interferências das superfícies de estrada irregulares. O condutor escolhe entre cinco regulagens – Dynamic, Efficiency, Comfort Automatic e Individual – incluídas no seletor de modos de condução Audi Drive Select, que é item de série.


No pacote opcional Assistance, o A4 conta com o Pre Sense Rear (que examina o tráfego atrás do veículo com a ajuda dos sensores traseiros) e Audi Side Assist, que auxilia o motorista a trocar de faixa de rodagem.


A versão Launch Edition, preparada para o lançamento do novo A4 no Brasil, vem de série com o seletor de modos de condução Audi Drive Select, Virtual Cockpit, faróis Full-LED com ajuste automático de altura, ar-condicionado automático, Start-Stop (desliga o motor em paradas para poupar combustível), rodas de liga leve de 17 polegadas, retrovisores externos eletricamente rebatíveis, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia MMI com GPS, Bluetooth e integração com iPhones, sensores de luminosidade e de chuva, ajuste elétrico do banco do motorista, limpador de faróis e bancos de couro.


Opcionalmente, o sedã pode contar com ar-condicionado automático com três zonas independentes de temperatura, bancos do motorista e passageiro dianteiro com ajustes elétricos, controlador de velocidade de cruzeiro, rodas de liga leve aro 18'', sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, além do teto solar elétrico (disponibilizados no Pacote Plus), além dos pacotes Assistance (que inclui Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e câmera de ré) e Tech (que agrega Head-up Display, o Keyless-go [chave presencial e partida por botão] e som Bang & Olufsen 3D, com 19 alto-falantes).


A série limitada Launch Edition é comercializada por R$ 172.990. Em maio chegam a versão de entrada Attraction, que parte de R$ 159.900, e a Ambiente, que sai por R$ 182.990.

A Ambition, equipada com motor 2.0 de 252 cv, e a station wagon A4 Avant começam a ser vendidos no segundo semestre.



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