Comparativo: Renault Clio versus Fiat Palio Fire 2016


O segmento dos compactos de entrada na faixa dos R$ 30 mil é marcado pela grande rivalidade, que levou as montadoras a equiparem seus representantes para permanecerem competitivos no mercado. A Fiat fez pequenos retoques no Palio Fire, como a volta dos aros pretos nos faróis, os plásticos internos na cor preta e o para-sol do motorista com espelho. Já a Renault equipou o Clio Expression com o pacote completo de equipamentos em sua linha 2016, eliminando a versão básica Authentique. 


Em termos de design, o Clio passou por mudanças visuais na reestilização de 2012 que alteraram as linhas de sua dianteira e também da traseira, enquanto o Palio recebeu alterações leves no início de 2014 em sua carroceria que foi apresentada nos idos de 2003.


Enquanto o Fiat manteve o motor 1.0 Fire 8 válvulas de 73/75 cavalos e 9,5/9,9 kgfm de torque a 4500 rotações por minuto, o Renault adota o 1.0 Hi-Flex 16 válvulas com os reajustes de potência pelas quais também passaram Logan e Sandero, alcançando 77/80 cavalos e 10,1/10,5 kgfm de torque.

Os dados de desempenho da Fiat apontam que o Palio acelera de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos com etanol, contra 13,7 s do Clio; a contrapartida vem na velocidade máxima superior do Renault: 168 km/h, contra 157 km/h do Fiat.

O Clio é mais econômico na cidade, fazendo 13,1 km/l contra 12,3 km/l do Palio (com gasolina). Na estrada, o Fiat dá o troco e alcança 15 km/l, ante 14,3 km/l do Renault.




A lista de equipamentos do Clio Expression é significativamente mais recheada, já que no Palio os itens essenciais são opcionais. No Renault, há ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, apoios de cabeça traseiros, limpador, lavador e desembaçador traseiro, travas elétricas com comando na chave, computador de bordo, luz indicadora de troca de marcha, alerta sonoro de luzes acesas e conta-giros com demarcação de economia.

No Fiat, há econômetro (substituído pelo conta-giros na versão Way), rodas aro 13'' com calotas, tomada 12 Volts, hodômetro digital com relógio, espelhos nos dois para-sois e apoios de cabeça dianteiros. O ar-condicionado custa R$ 3040 individualmente; para quem quiser direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos e travas elétricas, é preciso pagar R$ 5202 pelo Kit Celebration 2.



O Clio também leva vantagem em seu espaço interno, com entre-eixos cerca de 10 centímetros maior, favorecendo o espaço para as pernas no banco de trás. O Palio dá o troco no porta-malas de 290 litros, 35 L maior que o do Renault.


Em termos de preço, atualmente o Renault Clio também está mais vantajoso. A versão Expression pode ser encontrada por R$ 32.990 com pintura sólida - seu preço de tabela é de R$ 35.928. O Palio Fire, com os itens do Clio (além do rádio com entrada USB no porta-luvas e MP3 Player) alcança o valor de R$ 37.715 (excetuando faróis de neblina e rodas de liga leve aro 14'' do modelo das imagens, do kit Stile), mas nas concessionárias é oferecido um bônus de R$ 3000, com preço final de R$ 34.715.


Para quem optar por financiamentos, o Clio pode ser adquirido com entrada de R$ 16.500 e parcelas de R$ 515,70; em parcelamento de 36 vezes com R$ 18.000 de entrada, as parcelas do Palio saem por 622 reais.

Comentários