Fiat Ægea, o substituto do Linea na Turquia


Antes de mais nada, cabe uma explicação breve sobre o nome pouco familiar do novo sedan da Fiat: Ægea evoca o mar Egeu, que corre da Grécia até a Turquia - país onde o modelo foi apresentado, após grande suspense, em três anos de projeto. Com estilo traçado no FCA Style Centre italiano, desenvolvido em conjunto com a Tofaş e com comercialização prevista em cerca de 40 países a partir de novembro, o Ægea "nasceu para ser um sedan", ou seja, não tem DNA derivado de um hatch.


Internamente, o parentesco com o Jeep Renegade está presente no volante e nos comandos digitais de ar-condicionado; já o quadro de instrumentos e o sistema multimídia Uconnect, com tela de 5 polegadas sensível ao toque (além de Bluetooth, entradas USB e Auxiliar, audio streaming, comandos de voz, conexão com iPod, comandos no volante; como opcionais, câmera de ré e GPS Tom Tom) lembram o Fiat Bravo. Inicialmente, terá duas opções de motor a gasolina e outras duas com motor diesel, que rendem entre 95 e 120 cavalos, além de câmbio automático ou manual. No modelo a diesel mais eficiente, espera-se um consumo ao redor dos 25 km/l.


A Fiat garante espaço para cinco adultos e porta-malas de 510 litros, 10 L a mais em relação ao Linea. O Ægea possui distância entre-eixos de 2,64 metros, medindo 1,78 m de largura e 1,48 metro de altura.

Comentários