VW Cross Coupé GTE: antevisão do SUV com plataforma MQB


A Volkswagen não esconde suas ambições no segmento de utilitários esportivos, sejam compactos, médios ou grandes: já revelou os conceitos T-ROC, CrossBlue Hybrid, CrossBlue Coupé e Taigun. Agora, no Salão de Detroit (EUA), a montadora alemã apresenta o Cross Coupé GTE, confirmado para ser produzido no fim de 2016 em sua planta de Chattanooga (Tennessee, EUA). Trata-se de um SUV híbrido de cinco lugares, que utiliza um motor 3.6 VR6 FSI de 276 horsepower aliado a dois motores elétricos (um deles produz 114 hp; o outro colabora com mais 54 hp). Juntos, entregam 355 horsepower e 38,7 kgfm de torque. Assim, o conceito acelera de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos e alcança 209 km/h de velocidade máxima, honrando a sigla (Grand Turismo Electric).


No modo elétrico, o Cross Coupé GTE pode rodar até 32 quilômetros. Existem diversos modos de condução: E-Mode (o motor VR6 é desativado, permanecendo ativo apenas o motor elétrico traseiro de 114 hp, com a bateria carregada durante a condução), GTE (modo com respostas mais esportivas da direção, transmissão e acelerador, aproveitando toda a potência e torque), Hybrid (modo tradicional, com tração nas rodas da frente, recuperação da energia das desacelerações e frenagens), Off-road (a tração é distribuída entre as quatro rodas, podendo ser ativado mesmo com carga baixa das baterias, uma vez que o motor a combustão oferece energia ao conjunto elétrico) e Battery Hold/Battery Charge (assegura a carga constante das baterias, que são carregadas ao dirigir).


Internamente, o Cross Coupé GTE traz painel similar aos CrossBlue previamente apresentados, trazendo quadro de instrumentos digital em uma tela de 12,3 polegadas, Infotainment com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas (com sensor de proximidade e reconhecimento de gestos, quatro layouts dos gráficos (Snow, Sport, On-road e Off-road), GPS em duas ou três dimensões, tablets incorporados à parte de trás dos encostos de cabeça frontais, que oferecem rádio, navegação e Wi-Fi, além de revestimento em couro Nappa e câmbio DSG de seis marchas. A versão de produção do Cross Coupé GTE terá sete lugares e também utilizará a plataforma modular MQB, como Golf, A3, Seat Leon, novos Passat e TT, entre outros.


Comentários