As atrações da Mitsubishi no Salão de São Paulo


Texto - Júlio Max | Fotos - Rafael Susae

Importado do Japão, o Mitsubishi Pajero Full passa por mais um face-lift, certamente o derradeiro até a chegada da nova geração, inspirada no carro-conceito GC-PHEV (que também é exibido no Salão de São Paulo). As mudanças da linha 2015 estão na grade, para-choque com iluminação diurna de LED, rodas aro 20" e, na versão de sete lugares, uma discutível faixa preta que "integra" a tampa do porta-malas à capa rígida do estepe. Por dentro, as novidades estão no acabamento Black Piano e nos pedais em alumínio, que conferem charme e sofisticação. Disponível nas carrocerias 3D e Full, o Pajero dispõe de duas opções de motorização (3.2 Diesel com 200 cv e 49 kgfm de torque, além do 3.8 V6 24v a gasolina, de 250 cavalos e 33,6 kgfm de torque) e diversos equipamentos, como oito airbags, sistema de tração Super Select com quatro modos (2H, tração traseira; 4H, tração integral; 4HLc, tração 4x4 com diferencial central bloqueado, e 4LLc, tração 4x4 com diferencial central bloqueado e reduzida), ar-condicionado Double Zone com saída para a terceira fileira de bancos, faróis de xenônio com lavadores e regulagem automática de altura, EBAC (assistente eletrônico em descidas) e sistema multimídia com receptor de TV digital, câmera de ré, sensor de estacionamento, DVD, Rádio/CD Player, entradas USB e para iPod, Bluetooth e GPS.


O Lancer passa a produzido no Brasil, na cidade de Catalão (GO), junto com L200 Triton, Pajero Dakar, ASX e Pajero TR4. O sedan manteve o estilo arrojado (as versões 2.0 manual e CVT ganharam novo para-choque dianteiro, enquanto o GT e o AWD receberam aerofólio "lip" na tampa do porta-malas), assim como as rodas aro 18'' de série e, nas versões mais completas, sensor de acendimento de faróis, sensor de chuva, piloto automático, computador de bordo, ar-condicionado automático, sete airbags, paddle-shifters para trocas sequenciais de marchas e sistema multimídia com novos recursos e uma tela Black Glass Touch Screen de 7". São quatro versões disponível: Lancer 2.0 manual (R$ 66 490), 2.0 CVT (R$ 72 490), 2.0 GT (R$ 83 990) e 2.0 GT AWD (R$ 97 490) (!).


O Lancer Evolution X chega à linha 2015 com preparação de John Easton, desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro. Por fora, as únicas diferenças estão na pintura na moldura do para-choque dianteiro e nas rodas na cor grafite. Mas o destaque está embaixo do capô: o motor 2.0 16v rende nada menos que 340 cavalos e 37,3 kgfm de torque. Disponível nas cores preto, vermelho, prata, cinza e branco, o Evolution X 2015 custa R$ 219 990.


Primeiro utilitário esportivo híbrido comercializado oficialmente no Brasil, o Outlander PHEV foi trazido cortado ao meio, sendo possível ver em detalhes a localização de baterias, motores, inversores e outros componentes. Com três motores (dois elétricos, que geram o equivalente a 163 cavalos, e um 2.0 a gasolina de 121 cv), o Outlander PHEV conta com piloto automático adaptativo (ACC), alerta para mudança de faixa (LDW), redutor de risco de colisão via radar (FCM), controles de tração e estabilidade (S-AWC), ruído artificial para alerta aos pedestres (AVAS) e controle por smartphone, que permite gerenciar várias funções.


Também aparece no Salão a série limitada Pajero TR4 O’Neill, que traz itens personalizados, como para-choque, logotipos da grife aplicados às portas dianteiras e vidros traseiros, além de plaqueta de identificação numerada (serão fabricadas 600 unidades).


O Mitsubishi Concept GC PHEV, apresentado em primeira mão no Salão de Tóquio (Japão) em 2013, antecipa linhas da futura geração do Pajero Full. O modelo combina a propulsão híbrida com a tração integral S-AWD. Uma grande tela sensível ao toque fica ao centro do painel e permite acesso a todas as funções, incluindo o uso da Internet.


O ASX R passa a integrar a Mitsubishi Cup em 2015. Desenvolvido pela Ralliart Brasil (divisão de alta performance da Mitsubishi), o modelo estará disponível no sistema de locação "sit&drive", onde os pilotos não precisam fazer parte da manutenção e logística nas provas, feitas por mecânicos e engenheiros da Ralliart.


Já o ASX Racing é o modelo vencedor do Rally dos Sertões, sob o comando da Guilherme Spinelli e Youssef Haddad. O modelo também participou do Rally do Marrocos, onde conquistou a terceira posição.


O Lancer RS, que disputa a Mitsubishi Lancer Cup, é, assim como o ASX R, é preparado pela Ralliart Brasil. Este modelo para as pistas possui 340 cavalos, câmbio sequencial de seis marchas, tração integral 4x4 e freios Sport ABS, sendo oferecido aos pilotos no sistema sit&drive.


Também foram exibidos no Salão do Automóvel a L200 Triton, o Pajero Dakar, o ASX e o Outlander GT.



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