Nissan reestiliza Versa nos Estados Unidos


Em janeiro deste ano, a Nissan revelou na Tailândia o Almera (vendido em outros mercados como Versa) reestilizado. Tudo levava a crer que o modelo norte-americano seguiria os mesmos passos - o que se confirma agora, com as primeiras imagens da linha 2015 do sedan, que será apresentada no Salão de Nova York. E mais: com a nacionalização do Versa (será produzido em Rezende (RJ) juntamente com o March), são grandes as chances deste visual ser aplicado na versão brasileira.

As modificações externas não são unanimidade: em relação ao atual Versa (à direita), mudaram faróis, com recorte mais ousado; para-choques com estilo mais esportivo, rodas aro 16'' com estilo exclusivo na versão SL, novos retrovisores com luzes de seta integradas, aerofólio com brake-light incorporado e câmera de ré (também na versão completa). 


Por dentro, as modificações tornaram o Versa mais agradável. O volante, com comandos de som e controlador automático de velocidade, é idêntico ao do Sentra. A tela de computador de bordo troca a iluminação laranja pela branca, de melhor leitura.

O console central foi redesenhado, contando agora com saídas de ar retangulares, tela sensível ao toque de 5,8 polegadas, novos comandos do ar-condicionado manual (o Almera tailandês possui comandos digitais) e novo porta-luvas (o porta-objetos sem tampa acima dele foi eliminado).


O Versa é um dos carros em produção mais acessíveis dos Estados Unidos. A versão S, que custa US$ 11 990 (mesmo preço do anterior), traz de série o volante com comandos de áudio, Rádio/CD Player com Bluetooth e função RDS, espelho no para-sol do passageiro, airbags frontais de duplo estágio, airbags laterais e traseiros, sistema de fixação de cadeirinhas LATCH, monitoramento da pressão dos pneus, controles de tração (TCS) e estabilidade (VDC), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, assistente em frenagens de emergência e, como opcional, câmbio automático de quatro marchas. A versão S Plus traz os mesmos itens, além da transmissão Xtronic Plus de série, mais avançada. 


O Versa SV vem com rodas de liga leve aro 15'', banco traseiro bipartido (60/40), tonalidade interna Sandstone, visor de temperatura externa e entradas para dispositivos USB e iPod. O SL, nas imagens, possui a chave Nissan Intelligent Key, que permite partida com um toque de botão, central multimídia com tela sensível ao toque de 5,8 polegadas com GPS, reconhecimento de voz, sistemas SiriusXM Traffic e SiriusXM Travel Link (pagos à parte), além dos aplicativos Facebook, Pandora, iHeartRadio e Pesquisa do Google.

A única diferença do motor 1.6 HR16DE em relação ao brasileiro é o sistema monofuel, que queima somente gasolina. Lá, gera 109 cavalos e 14,8 kgfm @ 4400 rpm. Com o câmbio Xtronic, a Nissan garante que o Versa tem consumo de 13,2 km/l na cidade e 17,0 km/l na estrada, o que rende o logotipo "Pure Drive" na tampa do porta-malas, nas versões S Plus, SV e SL. Como efeito de comparação, o modelo com câmbio automático de quatro marchas faz 11 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada.


Comentários